About Intellectual Property IP Training IP Outreach IP for… IP and... IP in... Patent & Technology Information Trademark Information Industrial Design Information Geographical Indication Information Plant Variety Information (UPOV) IP Laws, Treaties & Judgements IP Resources IP Reports Patent Protection Trademark Protection Industrial Design Protection Geographical Indication Protection Plant Variety Protection (UPOV) IP Dispute Resolution IP Office Business Solutions Paying for IP Services Negotiation & Decision-Making Development Cooperation Innovation Support Public-Private Partnerships The Organization Working with WIPO Accountability Patents Trademarks Industrial Designs Geographical Indications Copyright Trade Secrets WIPO Academy Workshops & Seminars World IP Day WIPO Magazine Raising Awareness Case Studies & Success Stories IP News WIPO Awards Business Universities Indigenous Peoples Judiciaries Genetic Resources, Traditional Knowledge and Traditional Cultural Expressions Economics Gender Equality Global Health Climate Change Competition Policy Sustainable Development Goals Enforcement Frontier Technologies Mobile Applications Sports Tourism PATENTSCOPE Patent Analytics International Patent Classification ARDI – Research for Innovation ASPI – Specialized Patent Information Global Brand Database Madrid Monitor Article 6ter Express Database Nice Classification Vienna Classification Global Design Database International Designs Bulletin Hague Express Database Locarno Classification Lisbon Express Database Global Brand Database for GIs PLUTO Plant Variety Database GENIE Database WIPO-Administered Treaties WIPO Lex - IP Laws, Treaties & Judgments WIPO Standards IP Statistics WIPO Pearl (Terminology) WIPO Publications Country IP Profiles WIPO Knowledge Center WIPO Technology Trends Global Innovation Index World Intellectual Property Report PCT – The International Patent System ePCT Budapest – The International Microorganism Deposit System Madrid – The International Trademark System eMadrid Article 6ter (armorial bearings, flags, state emblems) Hague – The International Design System eHague Lisbon – The International System of Appellations of Origin and Geographical Indications eLisbon UPOV PRISMA Mediation Arbitration Expert Determination Domain Name Disputes Centralized Access to Search and Examination (CASE) Digital Access Service (DAS) WIPO Pay Current Account at WIPO WIPO Assemblies Standing Committees Calendar of Meetings WIPO Official Documents Development Agenda Technical Assistance IP Training Institutions COVID-19 Support National IP Strategies Policy & Legislative Advice Cooperation Hub Technology and Innovation Support Centers (TISC) Technology Transfer Inventor Assistance Program WIPO GREEN WIPO's Pat-INFORMED Accessible Books Consortium WIPO for Creators WIPO ALERT Member States Observers Director General Activities by Unit External Offices Job Vacancies Procurement Results & Budget Financial Reporting Oversight

Associação Coreana de Mulheres Inventoras: promovendo as atividades inovadoras das mulheres

Abril de 2023

Kim Soonsun, Presidente da KWIA, Seul, República da Coreia

Há trinta anos, em 1993, um punhado de mulheres inventoras com a mesma visão juntaram-se para criar a Associação Coreana das Mulheres Inventoras (KWIA). O objetivo? Dar visibilidade às contribuições significativas de mulheres inventoras para a sociedade e oferecer a mulheres das novas gerações a oportunidade de fazer de suas invenções uma fonte de renda, por meio da utilização eficaz dos direitos de propriedade intelectual (PI).

Nos primeiros anos, a KWIA concentrou-se em constituir uma rede de mulheres inventoras e em apoiar o trabalho delas. Contudo, em 2001, quando a KWIA uniu forças com o Instituto Coreano da Propriedade Intelectual (KIPO) para a implementação do Projeto de Promoção das Invenções de Mulheres, o perfil, alcance e impacto da associação atingiram um novo patamar. Hoje, a missão da KWIA é "promover as ideias de mulheres por toda parte".

Uma parte essencial da missão da KWIA é permitir que as mulheres aproveitem plenamente os benefícios econômicos que podem derivar da utilização dos direitos de PI. (Foto: Cortesia da KWIA)

Programas de apoio a mulheres inventoras

O Projeto de Promoção das Invenções de Mulheres destaca a importante contribuição das mulheres inventoras para a sociedade, e procura incentivar mais mulheres a se envolverem com a inovação. Visa também permitir que as mulheres aproveitem plenamente os benefícios econômicos que podem derivar da utilização dos direitos de PI. O projeto oferece às participantes uma oportunidade de adquirir os conhecimentos, a experiência e as habilidades de que precisam para desenvolver e comercializar suas invenções com êxito. No pacote, está incluído um guia que explica, passo a passo, como usar os direitos de PI para proteger suas invenções e aproveitar o valor delas no mercado.

A KWIA tem ainda quatro outros programas carros-chefe: as Aulas de Criatividade para Mulheres Inventoras, o programa Ideias de Mulheres por Toda Parte, o Concurso Internacional Coreano de Invenções de Mulheres e a Exposição Internacional Coreana de Invenções de Mulheres, esta última é organizada conjuntamente com o Fórum Internacional Coreano de Invenções de Mulheres.

Nas Aulas de Criatividade para Mulheres Inventoras, da KWIA, as participantes têm acesso a serviços de assistência prática, que incluem orientação, assim como assistência para a produção de protótipos e para a solicitação de direitos de PI. (Foto: Cortesia da KWIA)

Com o programa Ideias de Mulheres por Toda Parte, a KWIA oferece às participantes ajuda em termos de orientação especializada, produção de protótipos e solicitação de direitos de PI para proteger o trabalho delas. Esses serviços de assistência prática permitem às participantes enfrentar e superar quaisquer desafios relacionados com a PI que possam vir a encontrar à medida que avançam na sua jornada empreendedora.

Até hoje, os programas da KWIA já ajudaram mais de 2.200 mulheres, todos os anos, a galgar etapas em suas jornadas de inovação.

O Concurso Internacional Anual de Invenções de Mulheres, da KWIA, representa para as mulheres inscritas a oportunidade de ter suas ideias avaliadas por advogados especializados em PI, acadêmicos e profissionais da área de marketing. As melhores invenções ganham um lugar na Exposição Internacional Coreana de Invenções de Mulheres, o que é uma excelente ocasião não só de vencer prêmios, como também de divulgar e promover suas invenções.

Participantes da Exposição Internacional Coreana de Invenções de Mulheres de 2022. A exposição exibe o trabalho das vencedoras do Concurso Internacional Anual de Invenções de Mulheres, da KWIA. (Foto: Cortesia da KWIA)

O envolvimento das mulheres está em alta

Até hoje, os programas da KWIA já ajudaram mais de 2.200 mulheres, todos os anos, a galgar etapas em suas jornadas de inovação. Muitas delas tornaram-se inventoras em série e empreendedoras com negócios bem-sucedidas. Essas importantes iniciativas também conduziram a um aumento sensível do envolvimento das mulheres com o sistema de PI. Isso é refletido no crescente número de mulheres a solicitar direitos de PI.

Pedidos de PI por gênero

Gênero 2017 2018 2019 2020 2021
Homens 114.805 121.110 126.322 139.134 139.658
Mulheres 36.698 40.852 47.235 55.708 62.402
Total (Proporção de mulheres) 151.503 (24,2%) 161.962 (25,2%) 173.557 (27,2%) 194.842 (28,6%) 202.060 (30%)

Figura 1: Números de pedidos de PI depositados no Instituto Coreano da Propriedade Intelectual (KIPO), por gênero. (Fonte: Estatísticas da Propriedade Intelectual de 2022, KIPO)

O fomento ao crescimento empresarial

Lim Sujin, participante da edição de 2018 do programa Ideias de Mulheres por Toda Parte, da KWIA, inventou uma "parede falsa a fazer você mesmo", a DIY Fake Wall, para usos em acomodações de aluguel com espaço limitado.

Enquanto desenvolvia e aperfeiçoava seu protótipo, Lim Sujin decidiu que queria transformar sua ideia num produto comercializável. “O programa da KWIA foi uma oportunidade maravilhosa para mim. Ele me deu as informações, a ajuda e a confiança - além dos direitos de PI - de que eu precisava para poder transformar minha ideia num negócio. Eu pude, por intermédio do programa, obter uma patente, que vai me ajudar a conservar minha vantagem competitiva no mercado, enquanto amplio minha empresa", explica Sujin.

Uma vez concluído o programa, Lim Sujin usufruiu de um pacote para a criação de start-ups, financiado pelo governo, o que a ajudou a levar sua invenção para o mercado. Desde o lançamento em 2020, a DIY Fake Wall de Lim Sujin já foi instalada em mais de mil lugares, e a start-up, assentada em PI, vem demonstrando um potencial de crescimento muito promissor.

Ser inventora: será esta a resposta para os desafios das mulheres?

Na República da Coreia, muitas mulheres na faixa dos trinta anos veem-se arcando com as consequências da interrupção de suas carreiras profissionais, porque se tornaram mães e/ou porque têm outras pessoas sob seus cuidados. As taxas de emprego das mulheres geralmente atingem seus mais altos níveis quando elas estão na faixa dos 20 anos. Em seguida, essas taxas tendem a cair rapidamente para as mulheres na faixa dos 30 anos, voltando a subir progressivamente quando as mulheres passam dos 40 anos, como mostra a Figura 2 (abaixo).

Taxa de emprego de mulheres em 2021 (Coreia do Sul vs. OCDE)

Figura 2: Taxas de emprego por idade para mulheres na Coreia do Sul (Fonte: Com base em estatísticas de emprego e trabalho em 2021, Ministério do Emprego e Trabalho e OCDE)

Estamos gerando novas oportunidades para que as mulheres contornem as restrições do mercado de trabalho e se tornem inventoras independentes, dotadas dos conhecimentos e das habilidades de que precisam em matéria de PI para transformar suas ideias em oportunidades comerciais viáveis.

Além disso, os empregos que as mulheres na faixa dos 40 anos obtêm são, de maneira geral, de nível inferior àqueles que elas tinham antes de interromper a carreira. Observa-se o mesmo fenômeno entre mulheres com alto nível de instrução. É difícil vislumbrar qualquer mudança nessas tendências sem uma intervenção do governo.

A KWIA está ajudando as mulheres a superar esse desafio, por meio de nossas ações para promover a invenção. Com nossos programas, estamos gerando novas oportunidades para que as mulheres contornem as restrições do mercado de trabalho e se tornem inventoras independentes, dotadas dos conhecimentos e das habilidades de que precisam em matéria de PI para transformar suas ideias em oportunidades comerciais viáveis.

Gerar oportunidades para mulheres em todo o mundo

A KWIA é a primeira associação do mundo para mulheres inventoras. Ao longo das últimas três décadas, temos trabalhado incessantemente para promover as contribuições significativas das mulheres em matéria de desenvolvimento de novas tecnologias e de produtos que melhoram nossas vidas. Continuaremos a prestar um apoio ativo a inventoras em todo o mundo, por meio tanto de nossos programas de capacitação como de nossa rede internacional de contatos, que permitem às mulheres desenvolver e expandir suas atividades, bem como compartilhar conhecimentos e experiências.

Estamos muito empolgadas com o tema para este ano da campanha do Dia Mundial da Propriedade Intelectual, que coloca em foco as mulheres e a PI. Embora tenhamos, nos últimos anos, observado uma certa progressão no número de mulheres que utilizam o sistema de PI para proteger suas invenções, o avanço é lento. Precisamos duplicar nossos esforços para incentivar mais mulheres a se envolverem na atividade da inovação e para garantir que elas têm os conhecimentos sobre os direitos de PI suficientes para transformar essas inovações em empreendimentos prósperos.

O Fórum Internacional Coreano de Invenções de Mulheres é uma ocasião para as mulheres de exibir suas invenções excepcionais. (Foto: Cortesia da KWIA)

Precisamos duplicar nossos esforços para incentivar mais mulheres a se envolverem na atividade da inovação...

Quanto à KWIA, em julho de 2023, pela primeira vez em quatro anos, vamos realizar o Fórum Internacional Coreano de Invenções de Mulheres como evento presencial. Vai ser uma ocasião maravilhosa para dar um novo ímpeto a nossos esforços para expandir e reforçar nossa rede internacional de mulheres inventoras e compartilhar a visão da KWIA para o futuro.

É para nós um imenso prazer proporcionar o reencontro de nossa comunidade global de mulheres no fórum deste ano e exibir invenções excepcionais de mulheres na Exposição Internacional Coreana de Invenções de Mulheres 2023. Continuemos a trabalhar juntas apoiando mulheres inventoras em todo o mundo para o benefício de todas as pessoas por toda parte.

A Revista da OMPI destina-se a contribuir para o aumento da compreensão do público da propriedade intelectual e do trabalho da OMPI; não é um documento oficial da OMPI. As designações utilizadas e a apresentação de material em toda esta publicação não implicam a expressão de qualquer opinião da parte da OMPI sobre o estatuto jurídico de qualquer país, território, ou área ou as suas autoridades, ou sobre a delimitação das suas fronteiras ou limites. Esta publicação não tem a intenção de refletir as opiniões dos Estados Membros ou da Secretaria da OMPI. A menção de companhias específicas ou de produtos de fabricantes não implica que sejam aprovados ou recomendados pela OMPI de preferência a outros de semelhante natureza que não são mencionados.